back to top
InícioEconomiaRússia vende mais petróleo para China e Brasil em janeiro

Rússia vende mais petróleo para China e Brasil em janeiro

Published on

spot_img

As exportações de petróleo e diesel da Rússia para a China e o Brasil, respectivamente, que já haviam aumentado desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, voltaram a crescer de forma expressiva em janeiro.

De acordo com estatísticas da plataforma de dados do mercado financeiro LSEG, publicadas pela agência Reuters, a China comprou mais de 1,5 milhão de barris de petróleo russo por via marítima no mês passado, sendo que havia importado 1,1 milhão de barris por dia em dezembro.

De acordo com a consultoria Kpler, grande parte dessa alta foi puxada por um recorde de 405 mil barris importados por dia de petróleo Urals (principal mistura de exportação da Rússia, composta por petróleo pesado das regiões dos Urais/Volga e leve da Sibéria), o maior nível desde 2023.

Na quarta-feira passada (4), os ditadores Vladimir Putin e Xi Jinping conversaram por videoconferência e o líder russo descreveu a parceria energética entre Rússia e China como “estratégica”: os chineses compraram mais de US$ 230 bilhões em petróleo e gás russos desde o início da invasão do Kremlin à Ucrânia, gerando questionamentos éticos sobre o financiamento da agressão russa ao país vizinho.

O Brasil também foi questionado nesse sentido, já que foi em 2024 o segundo maior importador de diesel da Rússia.

Dados da plataforma Vortexa, publicados pela agência Bloomberg Línea, apontaram que as importações brasileiras do produto russo caíram no segundo semestre de 2025, devido aos ataques da Ucrânia a refinarias do país de Vladimir Putin, o que atrapalhou a produção.

Porém, no mês passado, as compras brasileiras voltaram a crescer e ficaram em média em 151 mil barris por dia, o maior volume desde junho do ano passado e um aumento expressivo sobre os cerca de 58 mil barris por dia de dezembro.

  • O plano de Trump para criar um estoque de terras raras que coloca o Brasil na mira dos EUA

Pressão de Trump fez petróleo russo perder mercados

Putin respira aliviado diante desse crescimento, já que o petróleo russo está perdendo outros mercados devido à pressão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que países parem de comprar energia da Rússia, como forma de forçar Moscou a negociar um cessar-fogo na Ucrânia.

Segundo os dados da LSEG divulgados pela Reuters, a Índia, que no ano passado foi taxada por Trump em 25% por comprar petróleo russo (somando os 25% que já pagavam por “tarifas recíprocas”, as exportações indianas para os EUA ficaram sobretaxadas em 50%), reduziu suas compras de petróleo russo Urals por via marítima para menos de 1 milhão de barris por dia em dezembro, ante uma média de 1,3 milhão de barris por dia no ano passado.

Já a Turquia reduziu as importações de petróleo Urals em janeiro para cerca de 250 mil barris por dia, abaixo da média de 275 mil barris por dia de 2025 e do recorde de 400 mil barris por dia alcançado em junho do ano passado.

Na semana passada, Trump anunciou que a Índia concordou em parar de comprar petróleo russo e em troca as tarifas americanas sobre produtos indianos serão reduzidas de 50% para 18%, com a eliminação dos 25% relativos às importações petrolíferas da Rússia e uma diminuição da “tarifa recíproca”.

Diesel russo mais barato atrai compradores do Brasil

Em entrevista à Gazeta do Povo, Adriana Melo, especialista em finanças e tributação, disse que o aumento das importações da China e do Brasil de petróleo e diesel russos, respectivamente, possui contornos ideológicos, mas a razão principal é “econômica e operacional”, já que desde 2022 a Rússia passou a oferecer descontos agressivos após perder parte do mercado europeu.

“No caso da China, existe um componente estratégico de segurança energética e diversificação, mas a decisão é pragmática: compra o barril que melhora margem e abastecimento. Ela compra para se ajudar (preço e logística), embora o efeito colateral seja sustentar receita russa”, disse Melo.

“No Brasil, o fator é ainda mais prosaico: diesel barato, disponível e no timing certo. Em janeiro, importações de diesel russo voltaram a ganhar espaço por competitividade frente a outras origens, inclusive os Estados Unidos. Lembrando que ideologia não move caminhão, mas diesel move”, disse a especialista.

Melo apontou que, assim como ocorreu com a Índia, os países que continuam como grandes compradores de energia russa estão ameaçados de sofrer novas tarifas dos Estados Unidos, como as tarifas secundárias de 100% sobre quem importar da Rússia que Trump ameaçou aplicar em 2025.

“Para a China, a exposição é maior porque já está no centro de disputas comerciais e tecnológicas, e energia pode entrar no pacote. Para o Brasil, o risco é menor, mas não é zero: é mais provável o uso como pressão e sinalização do que como punição máxima imediata, porque há custo político e econômico em escalar contra um parceiro relevante”, ponderou a especialista.

Artigos mais recentes

TCU eleva sigilo e retira acesso do BC ao processo

O ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU), aumentou nesta...

PF encontra conversas com Toffoli no celular de Vorcaro

A Polícia Federal (PF) pediu a suspeição do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal...

associação médica se opõe a mudança de sexo em menores

A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) emitiu um comunicado se opondo às cirurgias...

Entidades empresariais manifestam apoio a código de ética do STF

Dezessete entidades empresariais publicaram, nesta quarta-feira (11), um manifesto conjunto no jornal O Estado...

Mais como este

TCU eleva sigilo e retira acesso do BC ao processo

O ministro Jhonatan de Jesus, do Tribunal de Contas da União (TCU), aumentou nesta...

PF encontra conversas com Toffoli no celular de Vorcaro

A Polícia Federal (PF) pediu a suspeição do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal...

associação médica se opõe a mudança de sexo em menores

A Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS) emitiu um comunicado se opondo às cirurgias...